top of page
  • Foto do escritorCAMEV

Novembro Azul

Conforme dados do ministério da Saúde, 14.484 homens morreram em consequência de câncer de próstata no Brasil, em 2015. Chamar a atenção para a necessidade de diagnosticar precocemente esse tipo de câncer, que é o segundo mais comum entre os homens brasileiros, é um dos objetivos da campanha Novembro Azul, realizada pela Ong Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. 

Durante a campanha, ocorrerem palestras e eventos em locais públicos, seminários no Congresso Nacional e divulgação de informação nas redes sociais. Prevenção O principal motivo para as altas taxas do câncer de próstata é o preconceito dos homens em fazer o exame de toque retal, fundamental para descobrir a doença. Vinte por cento dos pacientes são diagnosticados em estágios avançados, o que faz com que a taxa de mortalidade chegue a 25%. A hereditariedade é um dos principais fatores de risco para a doença. Para o diagnóstico, dois exames precisam ser feitos ao mesmo tempo: o de toque, que citamos antes, e o PSA, de sangue. Quando associados, os resultados dão uma segurança de mais de 90% para um diagnóstico precoce. A indicação é que os homens procurem um médico especializado (urologista) para monitorar sua saúde e detectar o câncer de próstata a partir dos 50 anos. 

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA

O QUE É A PRÓSTATA?

 É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. O QUE É O CÂNCER DE PRÓSTATA?

 No Brasil, é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, após os tumores de pele não-melanoma. Acontece quando as células deste órgão começam a se multiplicar de forma desordenada. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. 

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO CÂNCER DE PRÓSTATA?

 Na fase inicial, ele não apresenta sintomas, e quando os sinais começam, quase 95% dos tumores já se apresentam avançados, sendo muito difícil a cura.

NA FASE AVANÇADA, PODE PROVOCAR:

 • Dor óssea;

 • Sintomas urinários; 

• Queda do estado geral de saúde; 

• Insuficiência renal;

• Dores fortes. ATENÇÃO! A AUSÊNCIA DE SINTOMAS NÃO GARANTE QUE NÃO HÁ PROBLEMAS. POR ISSO, FAÇA EXAMES PREVENTIVOS E CUIDE DE SUA SAÚDE. COMO SERÁ O DIAGNÓSTICO?

 Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 50 anos, ou dos 45, se houver histórico familiar ou raça negra, devem ir anualmente ao urologista para realizar o toque retal e fazer o exame de PSA no sangue. 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. FATORES DE RISCO

 • Idade (cerca de 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos); 

• Histórico familiar; 

• Raça (maior incidência entre homens de pele negra); 

• Alimentação inadequada, à base de gordura animal e defi ciente em frutas, verduras, legumes e grãos; 

• Sedentarismo; 

• Obesidade. 

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page